quinta-feira, 21 de maio de 2015

Madeiras de lei

São chamadas madeiras de lei as madeiras que, por sua qualidade e resistência, principalmente ao ataque de insetos e umidade, duram mais que as outras, e são aptas para emprego em construção civil, naval, confecção de móveis, entre outros.
Costuma apresentar aparência com cores marcantes, do bege-amarelado passando pelo amarelo, vermelho a marrom escuro, dependendo da espécie; a superfície costuma ser lisa e lustrosa; além de pouca distinção entre cerne e alburno; assim, as madeiras "brancas", ao contrario das de lei, tem muito alburno aparência feia e apodrecem facilmente.
Dependendo do grau de dureza ou trabalhabilidade, os usos e cada espécie tem destinações preferenciais. Assim, madeiras duras e pesadas servirão para portas de segurança, pisos ou móveis pesados como tampos de grandes mesas.
A origem do termo remontaria ao tempo da chegada da família de Dom João VI ao Brasil. Na "lei" foram estabelecidas algumas espécies para uso exclusivo da coroa, notadamente para a construção naval e de dormentes de ferrovias.
A madeira de lei é muito empregada na fabricação de esquadrias de madeiras, normalmente fabricadas sob encomenda.
Visite nosso site www.madesan.com.br
Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário